- Investimentos
- Criptomoedas
- Processos da SEC contra Binance e Coinbase levam a queda nas criptomoedas
Processos da SEC contra Binance e Coinbase levam a queda nas criptomoedas
Há 3 meses - 7 de junho de 2023Após um mês de maio em terreno negativo devido, em parte, aos receios do mercado em relação ao teto de dívida norte-americana, cujo impacto poderia ser bastante negativo, as criptomoedas e as ações de empresas relacionadas com criptoativos e blockchain caíram ainda mais no início de junho. Esta queda ocorreu depois de o regulador norte-americano ter processado a Binance e a Coinbase.
Grande parte das acusações da SEC (Securities and Exchange Commission) são semelhantes para as duas empresas. O regulador afirma que estas aglomeravam, ilegalmente, várias funções como Exchange (câmbio), broker-dealer (corretoras), e clearinghouse (câmara de compensação).
Para os outros mercados de valores mobiliários regulados pela SEC estas funções estão separadas, não podendo ser todas prestadas pelas mesmas entidades.
O regulador acredita que o mesmo se deve aplicar às criptomoedas, algo que será decidido em tribunal.
Em relação à Binance e o seu CEO, Changpeng Zhao, a SEC também os acusa de controlarem secretamente a Binance.US, apesar de afirmarem que esta era independente.
Após as notícias, a cotação da Bitcoin caiu 5,45% e atingiu o valor mais baixo desde meados de março, a BNB, criptomoeda da Binance, caiu 9,72% e a Coinbase viu as suas ações caírem 15%.
Bitcoin recupera
Entretanto a cotação da Bitcoin já recuperou para valores anteriores a estas notícias, ao contrário da BNB e Coinbase. O que indica que o mercado tem a perceção que estes processos constituem dificuldades para as empresas visadas, mas não comprometem todo o mercado cripto. Especialmente as criptomoedas mais estabelecidas como a Bitcoin e Ether.
A Binance afirmou ter cooperado com as investigações, mas a SEC optou por prosseguir com o processo. Mais um detalhe que demonstra a abordagem agressiva da agência em relação às empresas que disponibilizam criptomoedas para investimento.
Essas ações regulatórias têm levado algumas empresas a adaptarem as suas operações às exigências do regulador americano, mas também a procurar oportunidades de expansão no exterior.
Esta notícia dá força à tese de que uma postura mais dialogante e cooperante das autoridades europeias pode trazer investimentos para o velho continente.
É mais um caso que nos demonstra o quanto as criptomoedas são voláteis e não recomendáveis para investidores que não estejam dispostos a aceitar um elevado nível de risco.
O mercado é altamente especulativo e arriscado, continuamos a não recomendar o investimento em criptomoedas.
Caso seja um investidor mais ousado e disposto a entrar neste mercado de alto risco, saiba quais são as nossa recomendações para as melhores opções de investimento.
Para acompanhar estas moedas digitais consulte o quadro das cotações atualizadas e em euros das principais criptomoedas.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.