- Investimentos
- Ações
- Notícias sobre Ações
- Em destaque: Abbott, Accenture, Euronav, Sanofi, UBS
Em destaque: Abbott, Accenture, Euronav, Sanofi, UBS
Há 2 meses - 28 de março de 2023Abbott
As ações da farmacêutica norte-americana estão a perder cerca de 30% desde o final de 2021. Não surpreende, dado que 2022 foi muito desafiante.
No entanto, a receita aumentou 6,4% (excluindo efeitos cambiais) graças às boas vendas dos testes rápidos à covid e ao sucesso contínuo do sistema de medição de glicose FreeStyle Libre.
Mas a vento está a mudar. No quarto trimestre, as receitas caíram 6,1% devido ao recuo acentuado nas vendas dos testes de covid.
Um impacto negativo que se amplificará este ano, daí a perspetiva dececionante para 2023 em termos de vendas e lucros.
Como resultado, reduzimos as nossas estimativas de lucro por ação de 3,7 para 3,3 dólares em 2023 e de 4 para 3,7 dólares em 2024.
Outro desafio para a Abbott em 2022 foi o encerramento temporário de uma fábrica de leite infantil. A produção foi retomada, mas o grupo ainda não recuperou toda a quota de mercado.
Além disso, sobre esse incidente, a Abbott está sob investigação do Departamento de Justiça dos EUA e há possíveis multas. No entanto, todas estas dificuldades não impediram o aumento do dividendo trimestral (+8,5%), o que faz há 51 anos!
As perspetivas abaixo das expectativas para 2023 não tranquilizam após um ano sombrio em 2022. Por isso, também a descida da cotação não é suficiente para justificar a compra. Ver conselho.
Accenture
O grupo de consultoria de TI anunciou cortes de postos de trabalho em resposta ao abrandamento da economia e do investimento das empresas.
A Accenture reduziu as previsões de crescimento da receita (+8/+10% vs. +8/+11%) e de lucros por ação para o exercício de 2022/2023.
Um anúncio que não põe em causa a nossa avaliação favorável da empresa. Ver conselho.
Euronav
A CMB, que detém 25% do capital nomeou 2 administradores na Assembleia Geral de 23 de março que havia solicitado. O magnata norueguês da navegação John Fredriksen à frente da Frontline, que também detém 25% da capital, também conseguiu 2 lugares.
Além disso, 3 dos 5 antigos administradores que votaram a favor da fusão da Euronav com a Frontline mantiveram o lugar no Conselho de Administração.
No futuro imediato, a estratégia manter-se-á provavelmente para tirar partido da boa orientação das tarifas de transporte de petróleo.
De referir ainda que, nesta Assembleia-Geral, o campo de Fredriksen e o campo da CMB votaram a favor da eleição dos candidatos do outro lado.
Trata-se de um sinal encorajador, suscetível de tranquilizar quanto à possibilidade de uma estratégia de longo prazo que concilie a aspirações das 2 fações. Ver conselho.
Sanofi
A farmacêutica francesa beneficiou de boas notícias sobre o seu principal produto, o Dupixent, incluindo resultados clínicos positivos para o tratamento da doença pulmonar crónica (bronquite do fumador).
Esta notícia reforça o objetivo de longo prazo de um máximo de vendas anuais de 13 mil milhões de euros para este produto.
E consideramos que não se pode excluir mesmo um aumento deste objetivo. Ver conselho.
UBS
A aquisição do Credit Suisse é realizada com condições financeiras favoráveis. Além disso, elimina de forma barata o principal concorrente no mercado de gestão de património.
O processo mais difícil pode, portanto, começar em breve: integrar o Credit Suisse na sua própria organização, gerir possíveis disputas, livrar-se de atividades que não fazem parte da sua estratégia e gerar sinergias.
Pela negativa, há clientes que podem deixar a nova entidade bancária para se manterem diversificados.
A integração levará vários anos e o UBS terá que registar perdas nos ativos vendidos. Ver conselho.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.