- Investimentos
- Ações
- Notícias sobre Ações
- Em destaque: Agfa, Autodesk, Cisco, SG, Tesla
Em destaque: Agfa, Autodesk, Cisco, SG, Tesla
Há 9 meses - 30 de agosto de 2022Agfa
As receitas semestrais da Agfa-Gevaert aumentaram 6,4% graças a efeitos cambiais favoráveis. Infelizmente, os lucros e as margens de lucro diminuíram acentuadamente devido à inflação dos custos e a problemas de abastecimento, aos quais acresceram inúmeros encargos de restruturação.
Graves contratempos que acabaram por resultar em perdas líquidas.
Graças a novos aumentos de preços, a Agfa espera um segundo semestre melhor, embora alerte que a inflação dos custos e os problemas nas cadeias de produção vão persistir.
O programa de compra de ações próprias foi encerrado e não houve notícias concretas sobre a venda da divisão Offset. Ver conselho.
Autodesk
Os resultados do especialista em software de design e modelação 3D do segundo trimestre de 2022/23 (fecho anual: 31/01) ficaram acima das expectativas: receitas +17% e lucros por ação +36%.
Apesar da conjuntura e a apreciação do dólar, a Autodesk confirmou os seus objetivos para 2022/23. As encomendas subiram 19%, sugerindo uma aceleração da procura no segundo semestre.
O grupo colhe frutos da transformação do modelo de negócio para a oferta de software através da cloud e de subscrições. A margem operacional, penalizada em 2021/22 pelos custos da transformação, recuperou significativamente e deverá ser de 36% em 2022/23 (32% em 2021/22).
A Autodesk também continua a ganhar quota de mercado à concorrência. Os clientes são leais, o que permite ao grupo usufruir de uma certa liberdade na fixação dos seus preços, um trunfo significativo no atual período inflacionista.
Revemos em alta as nossas estimativas de lucros por ação: 3,5 dólares em 2022/23 (antes 3,4) e 4,5 dólares em 2023/24 (antes 4,4).
Os resultados e perspetivas divulgados são sólidos. A procura é do seu software é elevada dada a crescente digitalização. E a transformação da oferta foi bem-sucedida.
Os inúmeros trunfos da Autodesk estão insuficientemente valorizados em bolsa. Ver conselho.
Cisco
O gigante de equipamentos e software para redes informáticas publicou resultados anuais de 2021/22 (fecho a 31/07) em linha com as expectativas. Num ambiente desafiante, as receitas e lucros por ação aumentaram 3% e 4%, respetivamente.
A Cisco garante que os problemas de fornecimento de componentes eletrónicos estão a desvanecer-se e que não registou sinais de abrandamento da procura. Por seu turno, o aumento dos custos, particularmente a logística e o elevado preço das componentes, pode ainda pesar na margem bruta nos próximos meses.
Esta já baixou acentuadamente no último trimestre de 2021/22 para 63,3% (67,4% há um ano). Para o exercício em curso, a administração espera que as receitas e lucros por ação aumentem 4% a 6%, em linha com as nossas expectativas.
Como sinal de confiança da administração, as compras de ações próprias aumentaram, representando em 2021/22 quase 4% da capitalização de bolsista da Cisco. Esperamos lucros por ação de 2,9 dólares em 2022/23 e 3,12 em 2023/24.
O grupo tranquilizou com objetivos convincentes para o exercício 2022/23. No entanto, a forte subida dos custos logísticos e das componentes eletrónicas penalizam o, já débil, crescimento dos lucros. Ver conselho.
Société Générale
Graças a um crescimento de 13% nas receitas e ao controlo de custos (+5%), o banco francês apresentou resultados trimestrais que superaram as expectativas, excluindo os encargos com a saída da Rússia.
Todas as suas atividades registaram bons resultados. A SG pôde, portanto, manter o anúncio das principais linhas do plano para 2025: aceleração dos investimentos no digital, desenvolvimento do leasing, redução dos custos e… com objetivos realistas de rentabilidade. Ver conselho.
Tesla
O construtor automóvel norte-americano procedeu a um split das suas ações (1 para 3). Os acionistas que detinham ações da Tesla receberam, a 24 de agosto, após o fecho da bolsa, um dividendo sob a forma de 2 ações adicionais por 1 ação detida.
Por conseguinte, a cotação foi também dividida por três, pelo que o montante total do investimento fica inalterado.
Embora a operação permita aos pequenos investidores comprarem ações da empresa (mais baixo valor de 1 ação), não tem qualquer impacto no nosso conselho. Ver conselho.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.