- Investimentos
- Ações
- Notícias sobre Ações
- Em destaque: Abbott, IBM, Royal Dutch Shell
Em destaque: Abbott, IBM, Royal Dutch Shell
Há 9 meses - 23 de junho de 2022Abbott
Em fevereiro, a Abbott foi forçada a encerrar uma importante fábrica de leite infantil nos Estados Unidos, após a retirada do mercado de produtos suspeitos de causar infeções bacterianas (e a morte de vários bebés). A investigação da autoridade de saúde não atribuiu responsabilidade ao leite e, após medidas corretivas (foram detetadas irregularidades), a produção retomou timidamente este mês. Mas o regresso ao normal irá demorar várias semanas.
As vendas do segmento de Nutrição Pediátrica nos Estados Unidos diminuíram 33,6% no primeiro trimestre, ou seja, menos 170 milhões de dólares. No entanto, este impacto é negligenciável nas contas da Abbott. Os 3,3 mil milhões de dólares gerados pelas vendas de testes rápidos de diagnóstico à covid-19 no primeiro trimestre mais do que compensaram o declínio dos produtos nutricionais pediátricos e até permitiram que Abbott superasse as expectativas. No entanto, a procura de testes deverá diminuir ao longo deste ano tendo em conta os efeitos das campanhas de vacinação.
Embora a evolução da situação da nutrição pediátrica nos EUA deva ser mantida sob vigilância, o abrandamento das vendas de testes à covid terá um impacto muito maior nas receitas da Abbott. Um efeito já incorporado nas nossas estimativas apesar de ser difícil de quantificar a evolução das vendas de testes. Ver conselho da Abbott.
IBM
O gigante norte-americano do software e serviços informáticos parece finalmente estar no caminho certo. Os últimos resultados trimestrais surpreenderam agradavelmente com +8% e +25%, respetivamente, nas receitas e lucros por ação.
A IBM aponta agora para o topo do intervalo de crescimento previsto da receita, ou seja, entre 4% e 6%. Um regresso ao crescimento após anos difíceis e que se reflete na cotação, em alta de 3% desde o início do ano, o que contrasta com a maré negativa da maioria das ações tecnológicas.
Livre das atividades deficitárias, agora presentes na Kyndryl que foi separada e vendida há alguns meses, a IBM está mais bem equipada para enfrentar a concorrência, particularmente na nuvem (Microsoft e Amazon) onde tem fortes ambições. O grupo também está bem posicionado em áreas ainda subdesenvolvidas, mas com elevado potencial de crescimento, como inteligência artificial, blockchain e computação quântica. Esperamos lucros por ação de 6,5 dólares em 2022 e 7,65 dólares em 2023.
A IBM está a colher os benefícios de uma reorientação relevante para as atividades mais rentáveis e promissoras. Ver conselho da IBM.
Royal Dutch Shell
Com o barril de petróleo a permanecer acima da fasquia dos 100 dólares, a Shell teria meios para aumentar o dividendo e recolocá-lo no nível anterior à crise financeira (1,88 dólares). No entanto, a petrolífera prefere mantê-lo aquém desse nível (1 dólar previsto para 2022) e usar o dinheiro para comprar ações próprias. Ou seja, pelo menos essa decisão acaba por ser menos dolorosa para os acionistas. Assim, esperamos um aumento das aquisições de ações até ao final do ano.
A conjuntura favorável dos preços do petróleo e o desejo do Estado britânico de ser mais independente na energia estão também a levar a Shell a aumentar os investimentos na exploração de hidrocarbonetos no Mar do Norte. O grupo acaba de receber luz verde para um projeto de exploração de gás, inicialmente recusado por razões ambientais.
Para o ano em curso, a Shell aumentou ligeiramente a sua dotação para investimentos para o intervalo de 23 a 27 mil milhões de dólares após a aquisição de um ativo indiano na produção de energia renovável por 1,55 mil milhões de dólares.
Tal como o setor petrolífero, as ações da Shell sofrem com a tomada de mais-valias, pois os receios de recessão económica penalizam o valor do barril. Ver conselho da Royal Dutch Shell.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.