Notícias

As 3 ações que mais subiram em dezembro

Há 2 meses - terça-feira, 8 de janeiro de 2019
Sonae Capital, Iberdrola e Enel ocupam o pódio da PROTESTE INVESTE das ações que mais subiram em dezembro.

Ações que mais subiram em dezembro:

1º Sonae Capital (+6,5%)
2º Iberdrola (+6,5%)
3º Enel (+5,3%)

(variações calculadas em euros)

Reflexo do ano que passou, o último mês de 2018 não deixou saudades aos investidores. De facto, à semelhança do mês de outubro, dezembro foi um mês bastante negativo para as bolsas, que registaram também uma elevada volatilidade.

Os receios de abrandamento económico (sobretudo na China), a subida das taxas de juro nos Estados Unidos, a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e a indefinição em relação ao Brexit geraram desconfiança nos investidores.

Ainda assim, e como acontece sempre, mesmo com os mercados deprimidos, houve algumas ações que encerraram em contra ciclo e fecharam o mês positivas.
A liderar os ganhos esteve a portuguesa Sonae Capital, embora com ganhos relativamente modestos de 6,5% e sem notícias especificas que o justifiquem.

Seguiram-se dois títulos do setor europeu das utilities, Iberdrola (+6,5%) e Enel (+5,3%), o que, tendo em conta a cada vez maior aversão ao risco por parte dos investidores, não é de estranhar, já que se trata de um setor considerado mais defensivo. Aliás, das 150 ações acompanhadas diariamente pela PROTESTE INVESTE, apenas 13 fecharam em alta e destas quase metade (6) são empresas de serviços públicos.

Na bolsa nacional, para além da Sonae Capital, só a REN (+1,1%) e a EDP Renováveis (+1%) escaparam às quedas.

 

Partilhe este artigo