- Investimentos
- Ações
- Análises de Ações
- Em destaque: ACS, Ericsson, Medtronic, PostNL, Sanofi, UBS
Em destaque: ACS, Ericsson, Medtronic, PostNL, Sanofi, UBS
Há um ano - 30 de novembro de 2021ACS
Até setembro, as vendas de ACS mantiveram-se estáveis face ao mesmo período de 2020. Por seu turno, os lucros aumentaram 24,7%, aproveitando a ajuda das Infraestruturas (+43%) e dos Serviços industriais (+33%).
A concessionária de autoestradas Abertis, da qual a ACS detém 50% e que contribui com 16% do lucro do grupo, beneficiou muito do abrandamento das restrições de mobilidade e atingiu os níveis de tráfego de 2019, antes da pandemia.
A ACS ainda não definiu o destino a dar aos 5 mil milhões de euros que receberá até ao final do ano com a venda da sua divisão industrial à Vinci.
Uma das possibilidades é aumentar a sua presença no mercado norte-americano, especialmente nos EUA, de onde provêm atualmente 53% das receitas e cujas vendas caíram 9,3% no período analisado.
Apesar de o mercado norte-americano ainda ser afetado pelo covid, apresenta boas perspetivas graças ao extenso plano de infraestruturas aprovado pela Administração Biden. Manter.
Ericsson
O grupo sueco chegou a acordo para adquirir a American Vonage Holdings, especializada em soluções de comunicação para empresas através da cloud, por 6,2 mil milhões de dólares, um prémio de 28% em relação à cotação.
Valor um pouco caro tendo em conta as poucas das sinergias que se esperam, até pelo facto de Vonage ir ser, pelo menos inicialmente, uma entidade independente dentro da Ericsson. Manter.
Medtronic
Depois de um bom primeiro trimestre de 2021/22, o fabricante americano de dispositivos médicos Medtronic foi apanhado pela pandemia Covid. O volume de negócios subiu apenas 2% no segundo trimestre de 2021/22.
Foi o bom desempenho dos mercados internacionais, em particular dos países emergentes, que permitiu contrabalançar um mercado americano fortemente impactado pela variante delta e pela escassez de enfermeiros.
O ressurgimento dos casos de Covid à medida, que o inverno se aproxima, é suscetível de tornar o segundo semestre do exercício mais complicado para a Medtronic com o adiamento de cirurgias.
O grupo reduziu as perspetivas de vendas para o ano fiscal e espera agora um crescimento de 7-8% (antes 9%). Mas dada a melhoria da margem operacional, que subiu de 11,3 para 15,3% no semestre, mantém a previsão de lucros por ação.
Espera-se que a situação melhore. A Medtronic também pode contar com o lançamento de novos produtos, como os robôs cirúrgicos Hugo e o sistema de estimulação cardíaca Micra.
Continuamos a estimar lucros por ação de 3,5 dólares em 2021/22 4,2 em 2022/23. O ressurgimento dos casos Covid terá um efeito temporário graças às vacinas e aos novos tratamentos que estão a chegar ao mercado.
Aproveite a recente queda da cotação para investir na Medtronic num nível mais atrativo. Comprar.
PostNL
O grupo holandês divulgou resultados trimestrais um pouco aquém das expectativas. O lucro operacional no terceiro trimestre foi de apenas 23 milhões de euros, contra 36 milhões no mesmo período de 2020.
Este declínio pode ser explicado pela reabertura de lojas essenciais nos Países Baixos e, por conseguinte, por uma normalização pós-pandemia dos volumes de encomendas (crescimento de apenas 1,6%).
E também pela alteração (desde 1 de julho) das regras do IVA para pequenas encomendas oriundas de fora da União Europeia. No entanto, a tendência das compras digitais continua a ser positiva e a PostNL está bem posicionada para beneficiar.
A curto prazo, novas medidas de confinamento na Europa até podem dar um impulso adicional à atividade. Para este ano, a administração continua a esperar um lucro operacional entre 280 e 310 milhões de euros (incluindo um impacto positivo relacionado com a pandemia de 75 milhões de euros).
Mantemos as estimativas de lucros por ação de 0,50 euros em 2021 e 0,40 euros em 2022.
O comércio eletrónico continua a impulsionar o negócio, apesar do abrandamento do crescimento. Além disso, o rendimento do dividendo permanece muito atrativo. Comprar.
Sanofi
A farmacêutica adquiriu uma licença à chinesa Baidu para utilização de um algoritmo desenvolvido para o ARN mensageiro.
Embora a Sanofi tenha parado o seu projeto de vacina contra a covid não abandonou esta promissora tecnologia.
Muito pelo contrário, tendo lançado o estudo de uma vacina mARN contra a gripe e pretende usar esta tecnologia nos cancros e doenças raras.
A sua vacina mais tradicional contra a covid, está prevista para o início de 2022.
Continuamos positivos no título. Comprar.
UBS
O banco suíço escolheu o antigo presidente do Morgan Stanley para ser o seu próximo CEO.
Com experiência internacional, o recém-chegado terá de apoiar o trabalho do UBS para melhorar ainda mais a rentabilidade, por enquanto abaixo do nível dos concorrentes americanos.
O CEO apresentará a nova estratégia no início do próximo ano. Esperam-se novos investimentos na digitalização dos serviços de gestão de riqueza. Comprar.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.