- Investimentos
- Ações
- Análises de Ações
- Gilead aproveita propagação da Covid-19
Gilead aproveita propagação da Covid-19
Há 2 anos - 16 de março de 2020Ao longo de anos, o laboratório americano Gilead beneficiou de produtos muito inovadores contra a hepatite C. Atualmente, os tratamentos contra o HIV garantem-lhe o crescimento. A Gilead possui ainda o antiviral Remdesivir, desenvolvido para curar a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e o vírus Ébola e que poderá ser eficaz naCovid-19, de acordo com os resultados sugeridos pelos testes in vitro e pela recuperação de alguns pacientes já tratados.
A Gilead já lançou estudos clínicos na China e nos Estados Unidos, cujos resultados são esperados a 27 de abril. Se forem bem-sucedidos, as vendas da Gilead darão um grande salto, compensando a atual falta de catalisadores de crescimento do grupo.
Mas, além do risco de resultados clínicos desfavoráveis, há a questão da proteção de patentes. De facto, neste contexto de crise de saúde, é difícil que a Gilead não tenha de partilhar os potenciais lucros, até porque há empresas chinesas que já anunciaram a cópia do ingrediente ativo do Remdesivir. E o potencial de vendas dependerá da extensão da propagação da Covid-19.
Por fim, a descoberta de uma vacina reduzirá a necessidade de tratamento, pois a maioria da população tornar-se-á imune. Mas o seu desenvolvimento demorará pelo menos um ano.
Aos níveis atuais, pode comprar numa perspetiva especulativa.
Cotação à data da análise: 70,75 dólares
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.