Na atividade de retalho alimentar e de saúde e bem-estar, a Sonae apresentou um volume de negócios equivalente a 4,7 mil milhões de euros para o total de 2019. Este valor, que representa um crescimento de 9,2% relativamente ao ano anterior, é referente apenas à SONAE MC (retalho alimentar, saúde e bem-estar). Embora o peso desta área de negócio na SGPS represente cerca de 70% da faturação, os restantes 30% dizem respeito na sua maioria ao retalho especializado (vestuário, desporto, eletrónica) e à gestão dos centros comerciais (Sonae Sierra), não deixa de ser estranho o destaque na divulgação apenas desta área. Será que temos em perspetiva para este ano uma nova tentativa de IPO da Sonae MC?
Em relação aos números, verificou-se um crescimento interessante que em base comparável, like-for-like, se traduziu em 3%. Para este crescimento contribuiu também, num cenário comparável, o negócio dos supermercados, que cresceu 3,1% e os novos negócios 8,2%. Entre estes novos negócios está a rede de perfumarias Arenal (zona norte ocidental de Espanha) com um total de 48 lojas.
A Sonae MC termina o ano com mais 120 lojas relativamente ao final de 2018, reduzindo, também, o número de lojas franquiadas (-3,4%).
Excluindo os mínimos de 2019 atingidos pela cotação da Sonae (0,786 euros) em Agosto, a ação tem mostrado alguma resistência em ultrapassar os 0,9 euros o que lhe continua a conferir um potencial de valorização interessante.
Perante os valores preliminares de vendas da atividade de retalho alimentar e de saúde e bem-estar que foram apresentados, mantemos as estimativas para a Sonae de um lucro por ação de 0,07 euros para este ano e de 0,90 euros para 2020. Os resultados consolidados do ano serão apresentados a 19 de março. Pode comprar.