Na pendência do dividendo final que será pago em maio de 2020, o grupo postal belga pagará a 9 de dezembro um “adiantamento” ou dividendo intercalar de 0,62 euros por ação. Esse valor, com base nos resultados dos primeiros dez meses do ano, caiu 42% em relação ao de 2018.
Um declínio que reflete as dificuldades que a Bpost está a enfrentar. Primeiro, os resultados são penalizados pela redução acelerada dos volumes de correspondência no mercado belga. O aumento dos preços dos selos com-pensou apenas parcialmente a queda de 9% no tráfego postal.
Além disso, a implementação do novo modelo de distribuição, que está programado para março próximo, gerou custos mais altos. A rentabilidade operacional também é impactada pelo acordo coletivo que a administração, no ano passado, levou ao fim do conflito social.
Por fim, apesar da assinatura de novos contratos e da promessa de retorno à rentabilidade, fica claro que a subsidiária americana Radial continua a pesar nos resultados. Esses fatores influenciaram o desempenho em 2019 e acreditamos que continuarão a afetar os resultados nos próximos anos.
Portanto, mantemos as nossas previsões de lucro por ação em 1,05 euros para 2019, 1 euro em 2020 e 0,95 euros em 2021.