21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hXerox
US98421M1062
A Xerox recebeu novamente uma resposta negativa à sua oferta de aquisição da rival HP. A administração da HP continua a acreditar que a proposta da Xerox é insuficiente, embora o preço de 22 dólares por ação represente um prémio de 29% sobre a cotação média da HP nos 30 dias anteriores ao anúncio da operação. Além disso, dada a forte valorização do título desde o início do ano (+106%), alteramos o nosso conselho de manter para vender.
Após esta nova recusa, continuamos com dúvidas sobre a capacidade da Xerox de concluir esta fusão hostil.
Primeiro, a Xerox fala em sinergias de 2 mil milhões de dólares se a fusão ocorrer. Consideramos que este valor não é muito ambicioso tendo em conta os planos de redução de custos já em curso e do declínio estrutural do mercado de impressão. Em segundo lugar, o sucesso de uma transação financiada principalmente por dívida está longe de ser garantido.
Adicionalmente, a nova entidade estaria com um volume de dívida extremamente elevado e poderia ver-se forçada a suspender ou reduzir temporariamente o dividendo. Finalmente, na ausência de um acordo amigável, a Xerox corre o risco de pagar demasiado pela aquisição para reunir o parecer favorável dos acionistas da HP.
Claramente, dadas as relações desiguais de poder, a abordagem do grupo americano é muito arriscada e, portanto, parece fadada ao fracasso. Além disso, dada a forte valorização do título desde o início do ano (+106%), alteramos o nosso conselho de manter para vender.
Cotação à data da análise: 38,76 dólares
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever