21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hRoyal Dutch Shell A
GB00B03MLX29
Com uma queda de 15% no lucro corrente no terceiro trimestre, a Royal Dutch conseguiu limitar o impacto da queda nos preços de hidrocarbonetos nos seus lucros.
Em 0,73 dólares, o lucro por ação está um pouco acima das nossas expectativas, graças ao bom desempenho das atividades de trading (intermediação entre compradores e vendedores) e do gás natural liquefeito.
Esse nível de lucro também permite ao grupo alcançar um bom nível de fluxo de caixa (10 mil milhões) para comprar ações próprias e pagar dividendos, o principal trunfo desta ação. A Royal Dutch lançou uma nova tranche de 2,75 mil milhões de dólares ao seu plano de 25 mil milhões para 2020.
No entanto, a administração tem sido mais cautelosa quanto ao futuro, ao anunciar uma possível desaceleração no ritmo das compras de ações próprias, dada a incerteza sobre o preço do barril de petróleo e o nível ainda elevado da sua dívida. Os baixos preços do petróleo pesam no fluxo de caixa e comprometem o pagamento da dívida.
Este anúncio provavelmente não atrai-rá os investidores que apreciam os gigantes do petróleo que pagam bem. No entanto, acreditamos que é melhor preservar os dividendos (1,66 euros brutos) e manter a dívida sob controlo.
Cotação à data de análise: 26,54 euros
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever