Exmar
O transportador de gás marítimo anunciou que a Tango FLNG (plataforma de gás de liquefação), alugada à empresa argentina YPF, produz em capacidade máxima desde 9 de setembro.
Esta é uma boa notícia de um grande contribuidor para os resultados do grupo. Por outro lado, a situação relativamente à embarcação da unidade de regaesificação continua a arrastar-se. Este ativo deve ser vendido aos chineses CSCC e que está alugada à Gunvor há mais de 1 ano. Após este período, a Gunvor ainda não conferiu a embarcação a nenhum local de exploração e consequentemente, os 78 milhões esperados com esta operação ainda não entraram nas contas. Neste ponto, não nos preocupamos ainda. Mantenha o título.
Exxon Mobil
A petrolífera veio alertar que os resultados do terceiro trimestre de 2019 serão inferiores por comparação a 2018. Já esperávamos esse declínio, mas a magnitude parece maior do que o esperado. As dificuldades no setor químico e, principalmente, o declínio do preço do petróleo explicam a situação. Quando os resultados forem divulgados no dia 1 de novembro, veremos se os níveis de liquidez da Exxon Mobil cobrem os investimentos. Compre.
General Electric
Nomeado há um ano atrás como CEO da General Electric, Larry Culp tinha como objetivo principal interromper a hemorragia. Fortemente endividado, o grupo industrial teve de melhorar a sua situação financeira para afastar o risco de falência.
Efetuou reduções drásticas de custos, reduziu dividendos para um valor simbólico de 0,04 dólares por ação e vendeu atividades de negócio. O preço da General Electric caiu cerca de 25% desde a chegada de Larry Culp. A verdade é que também outros negócios que o grupo manteve (turbinas e energia renovável) não mostram sinais positivos e, por outro lado, a empresa tem sofrido acusações relativamente à credibilidade das contas apresentadas sobretudo as relacionadas com a sua atividade seguradora.
Tudo isto ao mesmo tempo que alguns investidores mais atentos se tentam aproveitar da situação. Uma empresa Novos First lançou uma oferta de compra de 600 mil ações a 7,65 dólares contra os 8,6 dólares atuais. Da nossa análise resulta que a ação tem um risco demasiado elevado e apenas deve ser mantida na carteira para investimentos a longo prazo.
POSTNL
Finalmente, a PostNL recebeu permissão para assumir a posição sobre o seu concorrente homólogo Sandd. Esta operação, que estava pendente da leitura da lei da concorrência por parte do Ministério da Economia, deve ser finalizada no primeiro semestre de 2020. Esta fusão deve permitir que, por meio de economias de escala, o grupo possa suportar melhor o declínio do negócio postal na Holanda. Quanto às consequências financeiras desta operação na PostNL, retornaremos em breve. Até lá, mantenha.
Tesla
O número de entregas referentes ao terceiro trimestre de 2019 dececionou os investidores. O fabricante de automóveis dos EUA entregou apenas 97000 veículos, um número recorde, mas ainda assim apenas superior em 1600 unidades comparativamente com o trimestre anterior. Perante o aumento da concorrência no mercado de carros elétricos, será difícil para o grupo atingir sua meta de vendas de 360 mil a 400 mil entregas durante todo o ano.
Na expectativa dos resultados trimestrais detalhados, que serão publicados em breve, mantemos o nosso conselho. A ação é demasiado arriscada e está sobrevalorizada. Venda.