• 218 418 789
  • Contactos
  • Subscrever
  • Deco Proteste
  • Proteste Investe
  • Institucional e media
  • Mais websites
    • DECO+
    • Condomínio DECO+
    • DECOJovem
    • Apoio ao sobre-endividado
    • FitMap
    • DECO Forma

Menu

logo-proteste-investe
Iniciar sessão

Fechar

Conhecer vantagens para membrosSubscrever Iniciar sessão
Pesquisar
  • Poupanças
    • Estratégias e carteiras
    • Depósitos e Contas Poupança
    • Certificados de Aforro
    • Certificados do Tesouro
    • Seguros e Planos Mutualistas
    • Obrigações do Tesouro
  • Investimentos
    • Estratégias e carteiras
    • Ações
    • Fundos e ETF
    • Imobiliário
    • Outros produtos
    • Mercados e moedas
  • Reforma
    • Estratégias e carteiras
    • Fundos PPR
    • Seguros PPR
  • Pesquisar
  • As minhas ferramentas
    • Calculadora Preço do Ouro
    • Calculadora Preço da Prata
    • Conversor de moedas
    • Simulador: Arrendar é rentável?
    • Cursos de Formação
    • Ações: mudanças de conselho
    • Fundos: mudanças de avaliação
    • Obrigações: mudanças de conselho
    • Glossário financeiro
  • Os meus alertas

  • A Minha Carteira

Contacte-nos

21 841 87 89

de segunda a sexta-feira das 9h às 18h

E-mail

Todos os contactos

Formação

Outros sites

Deco Proteste

Institucional e media

DECO+

Condomínio DECO+

DECOJovem

Apoio ao sobre-endividado

FitMap

DECO Forma

  • Inicie sessão aqui
  • Registar

  • Investimentos
  • Ações
  • Breves: BCP, Diageo, Euronav, Solvay
Análise

Breves: BCP, Diageo, Euronav, Solvay

Há um ano - 24 de setembro de 2019
Ações em destaque esta semana.

BCP

Na semana passada, ao cair 7,2%, o BCP liderou as quedas do índice PSI-20, corrigindo dos ganhos da semana anterior. Em causa, esteve também a penalização bolsista da sua subsidiária polaca, o Bank Millennium (BM), que é detido a 50,1% pelo BCP e que caiu 8,5%, na semana passada, na bolsa polaca (em zlótis), devido a receios dos investidores sobre o impacto de uma decisão eventualmente desfavorável por parte do Tribunal de Justiça da União Europeia sobre os empréstimos à habitação concedidos em francos suíços e que deverá ser conhecida no próximo dia 3 de outubro. 

Por outro lado, o BCP emitiu 450 milhões de euros de dívida subordinada por um prazo de 10 anos e meio, com opção de reembolso antecipado pelo banco no final dos primeiros cinco anos meio e uma taxa de juro de 3,871%. Esta emissão insere-se na estratégia do BCP de otimizar a sua estrutura de capital e reforçar a presença no mercado de capitais internacional. 

Surge numa altura em que o BM já recebeu aprovação das autoridades de supervisão polaca para proceder à fusão com o Euro Bank, o banco polaco recentemente adquirido pelo BM e que reforçou o grupo num mercado com bom potencial de crescimento. Mantenha o BCP em carteira.

Diageo

Embora a Diageo não esteja imune às tensões na política comercial global, o produtor de bebidas espirituosas iniciou bem o ano fiscal 2019-2020 (encerra em junho). O grupo britânico continua confiante na sua capacidade de atingir os objetivos que estabeleceu para o ano inteiro, ou seja, um crescimento de vendas de cerca de 5% e um aumento do resultado de exploração superior ao das vendas (entre 5 e 7%). 

De acordo com a nossa análise, a Diageo continua bem posicionada para suportar uma eventual quebra do mercado de ações no caso de uma recessão, por exemplo. Mantenha.

Euronav

A rentabilidade de uma transportadora marítima depende das taxas de transporte. Para uma determinada oferta de capacidade de transporte, qualquer aumento na procura por quantidade a ser transportada e/ou distâncias de transporte resultam num aumento nas tarifas.

O recente ataque dos drones a um oleoduto na Arábia Saudita fez disparar o preço do ouro negro, devido à falta de oferta. Para suplantar esta escassez, aumentou a necessidade de transporte por via marítima e inevitavelmente a tarifa (+10%) de algumas rotas. 

Um panorama de curto prazo mas que, na perspetiva de um aumento de produção de petróleo nos EUA no longo prazo, poderá fazer perspetivar ligações mais consistentes para a Ásia. Este continente é responsável por 3/4 da procura de petróleo mundial e atualmente quase 20% da produção mundial de petróleo passa pelo estreito de Ormuz. 

Solvay

Perto do seu valor contabilístico, as ações não estão muito caras, especialmente se compararmos com as avaliações dos seus concorrentes. Mas o risco de uma nova revisão de resultados incentiva a alguma cautela. Após um aumento (+2,4%) no primeiro trimestre, o resultado operacional antes de depreciações e amortizações (EBITDA) caiu 5,2% no segundo trimestre. 

As expectativas do mercado eram certamente baixas, mas são um pouco menos nefastas do que o esperado. No primeiro semestre, o EBITDA caiu 3,1% num cenário de vendas estáveis (+0,3%) numa base comparável. É nestas condições, que a Solvay mantém as metas de EBITDA para 2019, reduzidas no início de maio e ainda antecipa uma estagnação ou um ligeiro declínio ao longo do ano. Mantenha.

 

Partilhe este artigo

Artigos

Análise

As melhores empresas e fundos para investir por setor

Há 3 dias - 15 de janeiro de 2021
Análise

Telefónica vende as antenas

Há 3 dias - 15 de janeiro de 2021
Análise

Nasceu a Stellantis

Há 3 dias - 15 de janeiro de 2021
Análise

Sonae: Worten vende lojas em Espanha

Há 4 dias - 14 de janeiro de 2021
Análise

Zurich Insurance realiza aquisição nos EUA

Há 4 dias - 14 de janeiro de 2021
Página inicial

Contacte-nos

21 841 87 89

de segunda a sexta-feira das 9h às 18h

E-mail

Todos os contactos

Formação

Publicações

Consultar

estratégias e carteiras

A seleção dos nossos especialistas

Aceita correr riscos ou prefere uma estratégia mais prudente? Descubra as opções mais adequadas ao seu perfil de investidor.

Fazer o teste

© 2021 Proteste Investe

  • Sobre a Proteste Investe
  • A nossa política de cookies
  • Litígios de consumo
  • Livro de reclamações
  • Privacidade
  • Termos e condições
  • Estatuto editorial
  • Lei da Transparência
  • Politicas e Procedimentos
Pedimos desculpa
Ocorreu um problema técnico e não podemos satisfazer o seu pedido.
  • #
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z
  • #

Subscrever

Subscreva já por €16,45/mês

Subscreva já

Registar

Registe-se e receba 5 créditos

ou registe-se gratuitamente

Já é membro? Iniciar Sessão

1º MÊS GRATUITO

Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!

Subscrever

RECEBA 5 CRÉDITOS

Crie uma conta e receba 5 créditos gratuitos para explorar o website

Registar

Subscrever
Registar