BCP
Na semana passada, ao cair 7,2%, o BCP liderou as quedas do índice PSI-20, corrigindo dos ganhos da semana anterior. Em causa, esteve também a penalização bolsista da sua subsidiária polaca, o Bank Millennium (BM), que é detido a 50,1% pelo BCP e que caiu 8,5%, na semana passada, na bolsa polaca (em zlótis), devido a receios dos investidores sobre o impacto de uma decisão eventualmente desfavorável por parte do Tribunal de Justiça da União Europeia sobre os empréstimos à habitação concedidos em francos suíços e que deverá ser conhecida no próximo dia 3 de outubro.
Por outro lado, o BCP emitiu 450 milhões de euros de dívida subordinada por um prazo de 10 anos e meio, com opção de reembolso antecipado pelo banco no final dos primeiros cinco anos meio e uma taxa de juro de 3,871%. Esta emissão insere-se na estratégia do BCP de otimizar a sua estrutura de capital e reforçar a presença no mercado de capitais internacional.
Surge numa altura em que o BM já recebeu aprovação das autoridades de supervisão polaca para proceder à fusão com o Euro Bank, o banco polaco recentemente adquirido pelo BM e que reforçou o grupo num mercado com bom potencial de crescimento. Mantenha o BCP em carteira.
Diageo
Embora a Diageo não esteja imune às tensões na política comercial global, o produtor de bebidas espirituosas iniciou bem o ano fiscal 2019-2020 (encerra em junho). O grupo britânico continua confiante na sua capacidade de atingir os objetivos que estabeleceu para o ano inteiro, ou seja, um crescimento de vendas de cerca de 5% e um aumento do resultado de exploração superior ao das vendas (entre 5 e 7%).
De acordo com a nossa análise, a Diageo continua bem posicionada para suportar uma eventual quebra do mercado de ações no caso de uma recessão, por exemplo. Mantenha.
Euronav
A rentabilidade de uma transportadora marítima depende das taxas de transporte. Para uma determinada oferta de capacidade de transporte, qualquer aumento na procura por quantidade a ser transportada e/ou distâncias de transporte resultam num aumento nas tarifas.
O recente ataque dos drones a um oleoduto na Arábia Saudita fez disparar o preço do ouro negro, devido à falta de oferta. Para suplantar esta escassez, aumentou a necessidade de transporte por via marítima e inevitavelmente a tarifa (+10%) de algumas rotas.
Um panorama de curto prazo mas que, na perspetiva de um aumento de produção de petróleo nos EUA no longo prazo, poderá fazer perspetivar ligações mais consistentes para a Ásia. Este continente é responsável por 3/4 da procura de petróleo mundial e atualmente quase 20% da produção mundial de petróleo passa pelo estreito de Ormuz.
Solvay
Perto do seu valor contabilístico, as ações não estão muito caras, especialmente se compararmos com as avaliações dos seus concorrentes. Mas o risco de uma nova revisão de resultados incentiva a alguma cautela. Após um aumento (+2,4%) no primeiro trimestre, o resultado operacional antes de depreciações e amortizações (EBITDA) caiu 5,2% no segundo trimestre.
As expectativas do mercado eram certamente baixas, mas são um pouco menos nefastas do que o esperado. No primeiro semestre, o EBITDA caiu 3,1% num cenário de vendas estáveis (+0,3%) numa base comparável. É nestas condições, que a Solvay mantém as metas de EBITDA para 2019, reduzidas no início de maio e ainda antecipa uma estagnação ou um ligeiro declínio ao longo do ano. Mantenha.