21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hREN
PTREL0AM0008
Rui
Ribeiro
Analista financeiro
Rui
Ribeiro
Analista financeiro
A REN, que gere a rede portuguesa de transporte e armazenamento de gás e eletricidade, obteve lucros de 0,02 euros por ação no primeiro trimestre. Uma subida ligeira de 1,3% face a igual período de 2018 que está em linha com as nossas previsões.
A contribuir para esta subida esteve a melhoria de 8,4% dos resultados financeiros, que beneficiaram da ligeira redução de 1,5% da dívida líquida e da manutenção do seu custo médio (2,3%) e da menor estimativa para impostos.
Ao invés, a nível operacional, o grupo foi afetado pela diminuição da remuneração dos ativos, devido à redução da base de ativos e à descida da sua taxa de remuneração na sequência da queda da rentabilidade das Obrigações do Tesouro, à qual está indexada.
Assim, apesar da subida dos resultados da distribuição de gás natural e da redução dos custos (-3%), o lucro operacional recuou 4,6%.
Apesar de não ser uma ação de crescimento, a REN é um título interessante graças à solidez do seu negócio e à estabilidade dos resultados, à baixa volatilidade da cotação e sobretudo à distribuição de um dividendo elevado. Por isso, é considerado um título refúgio da bolsa de Lisboa, já que tem um risco inferior à média do mercado.
Mantemos as estimativas de lucros por ação de 0,18 euros em 2019 e 2020.
Cotação à data da análise: 2,44 euros
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever