A Cofina teve lucros de 0,01 euros por ação no primeiro trimestre deste ano, uma subida de 16,4% face a igual período do ano passado e em linha com as nossas estimativas.
De facto, os resultados não apresentam grandes novidades, com os problemas estruturais de crescimento do grupo, reflexo das mudanças ocorridas nos hábitos de consumo das pessoas, a serem compensados pelo bom desempenho da CMTV, que tem batido sucessivos recordes de audiência, e sobretudo por reduções de custos significativas (-7,3 excluindo amortizações).
Assim, as receitas do grupo baixaram 3,1%, devido à descida das vendas de produtos de marketing alternativo (-16,7%) e apesar da subida de 3,1% das receitas de publicidade (graças à CMTV), mas o lucro operacional cresceu 11,4%, apesar de ter sido afetado por um aumento das amortizações.
Ao nível financeiro, os resultados mantiveram-se estáveis, mas a dívida líquida aumentou 8%, contrariando a tendência de queda dos últimos anos, devido a investimentos no segmento de TV.
Apesar de nada de relevante se ter alterado e das perspetivas para o setor de media não serem animadoras, a queda da cotação do título leva-nos a alterar o conselho de vender para manter. Mantemos as estimativas de lucros por ação de 0,07 euros em 2019 e 2020.
Cotação à data da análise: 0,44 euros