A EDP Renováveis (EDPR) teve lucros de 0,36 euros por ação em 2018, um aumento de 14% face a 2017. Este valor é superior ao previsto devido a ganhos não recorrentes obtidos com a venda de posições em projetos eólicos offshore (alto mar) e que levou a uma melhoria de 27% dos resultados financeiros.
A nível operacional, o desempenho ficou em linha com o esperado. As receitas caíram 7% devido ao recuo de 9% do preço médio de venda da eletricidade. Esta queda anulou o impacto positivo do crescimento de 3% da produção, originado pelo aumento da capacidade instalada (+6% ou +650 MW). Desta maneira, o lucro operacional caiu 6%. Como prevíamos, a empresa anunciou um aumento de 16,7% do dividendo, para os 0,07 euros brutos por ação.
Quanto ao futuro, apesar de a OPA da China Three Gorges continuar pendente, a empresa mantém o rumo definido há vários anos e que tem dado frutos: estratégia de crescimento financiada em parte pela venda de posições minoritárias em parques eólicos, o que permite controlar o endividamento, e aposta em parcerias que assegurem a venda da eletricidade produzida a preços predefinidos, o que reduz a exposição às flutuações do preço de mercado.
Mantemos a previsão de lucro por ação de 0,22 euros em 2019 e 0,25 em 2020.
Cotação à data da análise: 8,27 euros