O grupo alimentar afundou-se totalmente no quarto trimestre de 2018 ao publicar uma perda colossal de 13,6 mil milhões de dólares (10,3 dólares por ação). Este péssimo resultado foi atribuído à depreciação dos ativos intangíveis (relacionados com as marcas).
Claramente, a Kraft Heinz adaptou-se mal aos novos hábitos de consumo, como a alimentação saudável e equilibrada. No passado, concentrou-se mais nas reduções de custos do que em renovar a oferta. Hoje, o grupo está a tentar recuperar da falta de inovação ao acelerar os investimentos na sua carteira de produtos. No entanto, os esforços só darão frutos, na melhor das hipóteses, no próximo ano. Até lá, a administração prevê uma nova queda nos resultados este ano.
Para manter a flexibilidade financeira, o dividendo será reduzido a 0,40 dólares por trimestre (0,625 antes). Reduzimos as nossas previsões de lucros por ação para 2,70 dólares em 2019 (3,10 antes) e para 2,80 dólares em 2020 (3,20 antes).
Por fim, é preciso referir que, além dos resultados dececionantes, o grupo também revelou que recebeu uma notificação da SEC sobre uma investigação sobre as suas práticas contabilísticas. No entanto, o impacto nos resultados é e deverá permanecer residual. Deixamos de recomendar a compra, mas pode manter.
Cotação à data de análise: 48,18 dólares