Enquanto não publica os resultados anuais, a Sonae anunciou as vendas de 2018 que, no retalho do grupo, cresceram 7,6%, ficando acima das nossas estimativas graças a um excelente último trimestre (+9,3%).
O crescimento nas vendas foi transversal a todas as áreas de negócio, inclusive no universo comparável de lojas (LfL), ou seja, considerando o mesmo número de lojas. No último ano o retalho alimentar vendeu mais 7% com as vendas LfL a crescerem 3,6%. As vendas do retalho eletrónico, Worten, ficaram 7,6% acima do período homólogo e 5,6% em termos LfL.
Das áreas de negócio detidas a 100% pelo grupo, a que acabou por ter pior desempenho no ano foi a Sports & Fashion com as vendas a crescerem apenas 1,9%. Nota positiva para o crescimento das vendas online, um meio cada vez mais importante, tendo em conta a solidificação da presença de players como a Amazon e o grupo chinês Alibaba.
O título da Sonae fechou 2018 a perder 28%. Mas em 2019 já recuperou 17%, estando no top 5 das ações do PSI-20 que mais subiram. A liderar as subidas desde o início do ano está a Jerónimo Martins (+21%; manter), sua concorrente. Os resultados consolidados do ano serão comunicados a 21 de março. Para já, não alteramos as nossas estimativas e mantemos o conselho de compra.
Cotação à data da análise: 0,95 euros