No primeiro trimestre de 2018/19 (exercício encerra a 31/08), como esperado, o volume de negócios aumentou 7% e o lucro por ação cresceu 9%. A evolução favorável dos últimos trimestres é confirmada pelo crescimento da rentabilidade, impulsionada pelo peso crescente dos serviços relacionados com digital, cloud computing e segurança, cuja quota de volume de negócios excede agora os 60%.
Perto dos seus clientes, a Accenture antecipou bastante cedo os desafios e as necessidades de consultoria e serviços que resultaram dos desenvolvimentos tecnológicos em curso para os seus clientes profissionais. O seu oportuno desenvolvimento nessas áreas promissoras, nomeadamente por meio de aquisições alvo, permitiu-lhe constantemente conquistar quotas de mercado à concorrência para enfrentar com serenidade o futuro.
O grupo subiu ligeiramente os seus objetivos de receita e de lucro por ação para 2018/19, embora nas últimas semanas tenha havido sinais de desaceleração económica em todo o mundo. Seja como for, o grupo tem os seus trunfos para prosseguir com sucesso: os seus clientes são leais, as receitas são essencialmente recorrentes e a sua situação financeira é sólida. Mantemos a estimativa de lucros por ação em 7,25 dólares para o exercício 2018/19 e 7,9 dólares para 2019/20.
Cotação à data de análise: 143,50 dólares