A cotação está próxima de máximos históricos, uma evolução que se deve ao bons resultados que tem vindo a registar. O lucro por ação cresceu cerca de 18%, em média, desde 2010. A US Ecology tirou partido da recuperação da atividade económica nos Estados Unidos, em particular o aumento da produção industrial. Quanto mais a indústria produz, mais resíduos gera para a US Ecology tratar.
Nos últimos anos, a empresa também conseguiu melhorar a oferta, alargando a cobertura territorial e ampliando a gama de serviços oferecidos, além de aumentar a capacidade de tratamento de resíduos. Atualmente, a US Ecology beneficia de uma alavanca operacional significativa, pois os custos associados aos seus centros de tratamento são principalmente custos fixos. Esta estrutura de custos é muito benéfica num contexto em que os indicadores operacionais continuam a superar as expectativas.
A atividade recorrente da empresa (o tratamento de resíduos; a empresa tem ocasionalmente projetos de descontaminação de locais, que por natureza são excecionais) deve crescer 6 a 9% em 2018, quando não se esperava mais que 5% no início do ano. Esta situação vantajosa, contudo, já está refletida na cotação atual. E com as expectativas elevadas, qualquer deceção no futuro poderá ser fortemente penalizada pelo mercado. Como esperamos um abrandamento da economia americana a partir de 2019, o risco é grande. Venda a ação, que vai sair da nossa seleção, e encaixe as mais-valias.
Cotação à data de análise: 67,29 dólares