Análise em atualização: dado o cancelamento da operação revimos novamente as estimativas para a Sonae
A operação de venda de ações da Sonae MC arrancou a 8 de outubro. Como comunicado anteriormente, a holding irá manter uma posição maioritária na Sonae MC mantendo um free-float mínimo de 25%.
Só no final da operação se saberá o encaixe financeiro. No entanto, considerando o preço mínimo da oferta, o valor será sempre superior a 300 milhões de euros. Contabilisticamente, para este ano, o impacto da venda será positivo no resultado financeiro. Para os próximos anos, esta operação terá impacto direto nos resultados de interesses minoritários do grupo.
Não foi anunciada a intenção clara de investimento desta liquidez adicional. Acreditamos que a holding se pautará pela continuidade da politica de redução do volume de dívida e no investimento nas restantes áreas de negócio que permanecem integralmente na holding entre as quais os serviços financeiros e o retalho especializado de eletrónica e de desporto e vestuário.
Enquanto aguardamos o final da operação, revemos em alta as nossas estimativas de lucros para este ano, de 0,10 para 0,22 euros por ação, incluindo a mais-valia antes de imposto estimada em 0,14 euros por ação obtida com a operação. E ligeiramente em baixa de 0,10 para 0,09 euros por ação para 2019. A estes níveis, a ação continua barata e recomendamos a compra.
Cotação à data de análise: 0,85 euros