Novartis
Em resultado de um terceiro trimestre de alta performance, a Novartis melhorou as suas estimativas anuais de volume de negócios.
Paralelamente à comunicação dos resultados, a farmacêutica suíça também anunciou a aquisição da Endocyte, uma empresa americana ativa no campo do cancro.
Se essa aquisição apenas vier alargar a oferta da empresa farmacêutica, o preço pago parece elevado. Mantenha.
Roche
No terceiro trimestre, a Roche atingiu um volume de negócios (+7% em termos orgânicos) em linha com as nossas estimativas.
Sem surpresa, a atividade foi impulsionada pelas vendas de novos medicamentos, como o Ocrevus (esclerose múltipla) ou o Perjeta, o Alecensa e o Tecentriq, três medicamentos utilizados no tratamento do cancro.
O título incorpora perspetivas de crescimento. Mantenha.
Unilever e Nestlé
Graças ao crescimento orgânico do volume de negócios equivalente a 2,9% na Nestlé e 3,8% na Unilever, no terceiro trimestre, as empresas confirmaram os seus objetivos anuais de lucro.
No consolidado dos nove meses, o crescimento do volume de negócios dos dois gigantes de bens de consumo é muito semelhante (+2,8% para a Nestlé e +2,9% para a Unilever).
Ambos os grupos foram forçados a aumentar os seus preços de venda no terceiro trimestre para repercutir o aumento do custo das matérias-primas. Necessariamente, esta medida impactou os volumes, especialmente para a Unilever, onde aumentaram significativamente menos do que o esperado. Convencer os consumidores do valor acrescentado das suas ofertas continua difícil.
Finalmente, os dois grupos enfrentam problemas de gestão: a Unilever por ter falhado recentemente na simplificação da sua estrutura, o que vai reduzir a perspetiva de alienações e aquisições; a Nestlé vê o diretor executivo, que reanimou a atividade e os lucros na Ásia nos últimos anos, anunciar a saída.
Mantenha Nestlé e venda Unilever.