No primeiro semestre, o volume de negociação diário médio em Lisboa foi de apenas 220 mil euros, segundo dados da Euronext. Um valor significativo se comparado com algumas ações nacionais, mas uma pequena fração da negociação diária do Santander globalmente.
De referir que a PROTESTE INVESTE acompanha a ação através da bolsa de Madrid, sendo a maior liquidez um dos motivos.
Banco oferece “Facilidade de Venda”
Para precaver os interesses dos acionistas, o Santander oferece o que chama de “Facilidade de Venda”. Os investidores nacionais vão poder vender os títulos na bolsa espanhola, com o Santander a encarregar-se da operação e a garantir que o custo nunca será superior ao que teria se simplesmente optasse por vender as ações na bolsa nacional através do seu banco ou corretora (poderá até ser inferior, dado que o banco vai assumir os custos da transferência para Madrid e da venda em bolsa).
Em teoria, vender na bolsa nacional poderia ser uma alternativa, mas é previsível que à medida que nos aproximamos da data de saída, os compradores tendam a desaparecer, dada a operação em curso.
Prazo: até 28 de setembro
Até final do mês de setembro, para aproveitar esta Facilidade de Venda, deve manifestar a sua intenção de venda junto do seu intermediário financeiro, de modo a que este transfira as ações para o Santander, que se encarregará da venda.
Poderá ser necessário apresentar documentação, caso seja necessário reembolsar custos incorridos. O seu intermediário deverá informá-lo dos passos necessários.
Caso não faça nada, as suas ações serão transferidas para o mercado espanhol. Esta não será uma boa opção, pois neste caso o Santander não assumirá quaisquer custos e terá de suportar integralmente a alteração do registo dos títulos.
Se eventualmente, no futuro, quiser vender os títulos, terá ainda de suportar a comissão da venda em Madrid (em regra, superior ao custo da venda na Euronext Lisboa). Assim, apesar de aconselharmos manter o título para quem já o detém na bolsa espanhola, se comprou na Euronext Lisboa, e devido à saída do título da nossa praça estar agendada para breve, o melhor será reduzir os custos e beneficiar da Facilidade de Venda oferecida pelo Santander para assim vender e depois reinvestir num título com a nossa recomendação de compra.