A NOS apresentou uma subida dos lucros semestrais superior ao esperado e as perspetivas são favoráveis. O fracasso da compra da Media Capital pela Altice é uma boa notícia. A ação está barata. Comprar.
A NOS obteve lucros de 0,15 euros por ação no primeiro semestre, mais 9,2% face a igual período de 2017 e acima das previsões devido sobretudo a menores imparidades de equipamentos móveis.
A nível operacional, apesar do momento adverso do negócio de Audiovisuais e Exibição Cinematográfica, as receitas totais subiram 0,6% graças sobretudo ao crescimento do número de serviços nas telecomunicações. Já o lucro operacional recorrente aumentou 10% beneficiando também de uma redução dos custos de exploração. A nível financeiro, os resultados pioraram devido a um menor contributo das empresas associadas e a custos com o reembolso antecipado de algumas linhas de crédito.
O grupo continua a reforçar o investimento nas infraestruturas de rede para se adaptar aos avanços da tecnologia e melhorar a sua oferta. Ainda assim, a NOS gera um bom nível de liquidez e mantém um endividamento confortável, que lhe permitirá provavelmente continuar a aumentar a remuneração aos acionistas. O fracasso da compra da Media Capital pela Altice também é uma boa notícia pois evitará que a NOS entre numa guerra desnecessária pela posse dos conteúdos. Face aos resultados semestrais, subimos as previsões de lucros por ação de 0,26 para 0,29 euros em 2018 e de 0,28 para 0,31 em 2019.