O lucro do primeiro semestre do ano atingiu os 0,23 euros por ação, menos 7% do que no ano passado, embora o resultado de 2017 inclua elevadas mais-valias obtidas com a fusão da sua participada Gamesa.
O lucro operacional (EBITDA), que expressa com maior precisão a evolução dos negócios da empresa, cresceu 17% graças ao bom desempenho de todas as áreas de negócio e à redução dos custos, apesar do efeito cambial ter sido negativo (quase 0,04 euros por ação).
Os bons resultados da subsidiária brasileira Neoenergía (com uma poupança maior do que o previsto) foram integrados pela primeira vez nas contas do grupo. Em contrapartida, também aumentou a dívida que atinge cerca de 5,5 euros por ação.
A estratégia da Iberdrola concentra-se no crescimento das atividades mais estáveis, como a distribuição e as energias renováveis (avanço do encerramento das centrais nucleares na Espanha) e no aprofundamento da melhoria da eficiência. Os objetivos são todos razoáveis, apesar de a dívida ser um pouco elevada mas sob controlo. A ação está correta, pode manter.
Cotação à data de análise: 6,47 euros