21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hJerónimo Martins
PTJMT0AE0001
Resultados e vendas crescem mas ficam ligeiramente abaixo das nossas estimativas. Grupo continua a apostar no crescimento na Colômbia.
O lucro por ação referente ao semestre foi de 0,29 euros, mais 4% face ao mesmo período do ano passado, mas ligeiramente abaixo do estimado. O grupo Jerónimo Martins continua a crescer em vendas e lojas mas quando vamos ao detalhe vemos mais do mesmo. As vendas cresceram 9% mas tal como já tinha acontecido em períodos anteriores os custos operacionais aumentaram numa percentagem superior (+12%).
Aliás, se olharmos para os resultados apresentados no primeiro semestre de 2017 confirma-se esta tendência de degradação da margem operacional. Isto num ambiente de baixa inflação e de otimismo do consumo. Nota para a alteração de legislação na Polónia que restringiu os horários de abertura aos fins-de-semana. Em relação ao número de lojas foi na Colômbia que o grupo mais cresceu tendo quase duplicado a sua presença. No entanto, as vendas apenas cresceram 50%.
O lucro operacional do semestre ficou nos 268 milhões de euros, mais 4,6% face ao período homólogo. Relativamente ao volume de dívida, tanto no curto como no médio e longo prazo, aumentou 34% no primeiro caso e 23% no segundo. Em parte justificado pela distribuição do dividendo em maio, equivalente a um payout de 100% e à performance de execução do programa de investimentos. O mercado não reagiu bem a estes resultados e ontem o título desvalorizou quase 7%.
Face aos resultados agora obtidos reduzimos ligeiramente as nossas estimativas de lucro por ação de 0,7 para 0,67 euros em 2018 e mantemos inalteradas para 2019 em 0,71 euros por ação.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever