A cotação do BPI já ajustou para o preço da oferta do CaixaBank a 1,45 euros por ação. Por isso alteramos o nosso conselho de manter para vender esta ação que irá sair da bolsa. Vender.
Recordamos que o espanhol CaixaBank já detém 92,9% do BPI, após ter adquirido a posição detida pelo grupo Allianz (ao preço de 1,45 euros ação) e já anunciou que irá requerer a perda de qualidade aberta.
Este último passo está quase a ser formalizado, uma vez que a sua aprovação pela Assembleia geral de acionistas do BPI é óbvia dado o CaixaBank deter 92,9% do capital, carecendo apenas da autorização da CMVM e significa a saída de bolsa do BPI, sendo os acionistas então obrigados a aceitar oferta do CaixaBank que se propõe comprar todas as ações do BPI, ao preço de 1,45 euros por ação.
Este valor de 1,45 euros por ação agora oferecido corresponde a um prémio de 22,7% sobre a cotação do dia anterior ao anúncio e de 22,2% em relação ao preço médio ponderado em bolsa nos últimos seis meses.
Este é o desfecho final da OPA lançada pelo CaixaBank no início de 2017 ao preço de 1,134 euros em relação à qual o preço atual corresponde a um acréscimo de 27,9%.
A cotação já ajustou totalmente ao preço da oferta a 1,45 euros por ação pelo que recomendamos que venda em bolsa.
Cotação à data da análise: 1,45 euros