Resultados trimestrais do grupo ficam um pouco aquém das nossas expectativas. Vendas crescem num ambiente de otimismo no consumo.
O resultado trimestral do grupo de retalho foi de 0,13 euros por ação. Este resultado significou um aumento de 9,1% face ao período homólogo.
Também neste período, as vendas registaram um aumento de 14,2%. No entanto, os custos operacionais subiram 16,4% enquanto o resultado bruto registou uma variação positiva de 15,4%.
A contribuir negativamente para o resultado líquido de 85 milhões de euros esteve o aumento das depreciações (+14,1%), a subida de 8,4% de impostos e por último, das despesas financeiras.
Grupo distribui dividendos
Para o dia 10 de maio, está aprovada a distribuição de dividendos no valor de 385,2 milhões de euros o que corresponde a 61,3 cêntimos por ação (antes de impostos) que equivale a um pay-out de 100%.
Para 2018 o grupo espera beneficiar do otimismo em redor do consumo das famílias. À semelhança dos trimestres anteriores a sua estratégia vai manter-se numa política de promoção de preços e na melhoria da experiência dos consumidores nas suas lojas.
A abertura de lojas vai continuar na Polónia e na Colômbia onde ainda existe margem para crescer. Portugal é um mercado mais maduro e a aposta passa pela otimização dos processos (por exemplo, centros logísticos) e redução de custos.
Tendo em conta os resultados agora obtidos mantemos as nossas estimativas do lucro por ação inalteradas em 0,7 euros por ação para 2018 e para 2019.