21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hEndesa
ES0130670112
Excelente desempenho neste primeiro trimestre por parte da elétrica espanhola. Sem nuvens no horizonte, o objetivo para 2018 deverá cumprir-se de forma tranquila.
Depois de um período de fraca pluviosidade em 2017 que marcou as contas anuais de todas as elétricas espanholas, o regresso à “normalidade” meteorológica fez disparar os resultados da Endesa no primeiro trimestre de 2018.
O lucro atingiu os 0,35 euros por ação, o que corresponde a uma subida de 47% face ao ano anterior (que foi um ano mau). Mas mesmo num ano meteorológico mais normal, como foi o de 2016, o resultado foi excelente.
Uma variação de +8,8% face ao primeiro trimestre desse ano. A descida de 13% nos preços de mercado de produção de energia elétrica (a produção de energia hidráulica aumentou 35% no trimestre) e a redução nos custos internos na produção de energia multiplicou por 4 o lucro do negócio liberalizado.
Adicionalmente, o plano de redução de custos fixos, como pessoal e digitalização, avançam de acordo com o estabelecido. As nossas estimativas para o final do ano apontam para um aumento do lucro mais moderado do que agora foi observado.
Ainda assim estamos a falar de uma subida de 8% para 1,49 euros por ação. Por outro lado, acreditamos também que estes aumentos de lucros continuem a ser distribuídos integralmente pelos seus acionistas ou seja, um payout de 100% que é um dos principias atrativos desta ação.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever