21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hEnagas
ES0130960018
A incerteza regulatória atinge novamente o setor de energia em Espanha. O corte proposto pelo governo do país vizinho para certos ativos da empresa atingiu a cotação. Mudamos o conselho: não compre mais. Manter.
Em Espanha, o setor energético está em polvorosa devido às reformas que o Governo introduziu de surpresa. Entre os primeiros afetados estão as atividades de transporte de gás, o negócio da Enagas.
As autoridades propuseram uma emenda que reduz a remuneração recebida pelas novas instalações entre o momento da sua execução até quando entram em funcionamento. O impacto será de 90 milhões de euros por ano, ou seja, o equivalente a 7,8% das receitas de 2016.
Embora a medida tenha, sem dúvida, um impacto nas contas da Enagas, consideramos que os investidores reagiram com demasiado negativismo. Com efeito, há também a preocupação de que as mudanças regulatórias esperadas para 2021 serão mais exigentes do que o esperado.
O dividendo Enagas, um dos seus principais atrativos, deverá ser mantido nos próximos anos, mas pode estar em causa no futuro depois da próxima revisão tarifária. Portanto, e apesar de aos níveis atuais da cotação, a ação ainda estar relativamente atrativa, por prudência, mudamos o nosso conselho.
O ambiente no setor é pouco favorável para novas compras da ação, mas se já detém, pode manter o título em carteira.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever