GlaxoSmithKline
Apesar do aumento de 67% do lucro por ação, em 2017, este resultado acaba por ser dececionante. O principal motivo para este sentimento foi a nova reforma tributária nos Estados Unidos. Para 2018, o laboratório é muito cauteloso, sabendo da possível chegada aos EUA de tratamento com medicamentos genéricos concorrentes ao seu Advair (asma). Este é um cenário que privilegiamos nesta altura. É certo que o Sandoz acaba de ser recalibrado para enfrentar o lançamento de uma cópia este ano. Mas outros produtos estão na calha, como o Mylan e o Hikma. A estas incertezas da concorrência dos genéricos, acrescem os receios de uma compra, potencialmente dispendiosa, dos medicamentos sem prescrição da Pfizer e da redução do dividendo, dada a redução da liquidez. Reduzimos as nossas estimativas.
Ion Geophysical
A Ion Geophysical comunicou uma nova perda no quarto trimestre de 2017. No entanto, revelou-se menos importante do que o esperado. Um aspeto positivo para o grupo americano, que sofreu com o investimento mais limitado de companhias petrolíferas. As perspetivas parecem melhorar e a Ion lucrará (mais volume de negócios). A dívida, em declínio, apesar de permanecer muito elevada. É um titulo para amantes de grande risco. Mantenha.
Royal Dutch Shell
A petrolífera Royal Dutch publicou ganhos trimestrais de acordo com as nossas previsões. No entanto, o grupo registou um declínio na produção de hidrocarbonetos e um fluxo de caixa pouco dececionante. Mais satisfatório, são os resultados da aquisição da British Gas, em 2016, que está a começar a dar frutos. A redução da dívida e o aumento esperado dos lucros permitirão ao grupo continuar o seu desenvolvimento. Mantenha.
Tesla
Apesar do lançamento esta semana do foguetão Falcon Heavy, a Tesla queimou menos liquidez do que o esperado no último trimestre de 2017. No entanto, esta redução justifica-se por elementos extraordinários e a perspetiva é que a tendência continue, tendo em conta os seus numerosos e dispendiosos investimentos. Por outro lado, o sucesso comercial do seu novo modelo não está confirmado. A situação financeira do grupo permanece instável e muito sensível a qualquer adversidade que possa acontecer. Venda.
Análise à data de 14/02/2018