O resultado trimestral foi superior às expectativas e o dividendo duplicará. Com base nas novas previsões, a cotação, que caiu quase 10% desde o nosso conselho de venda, já não está cara. Manter.
O grupo excedeu novamente as previsões no primeiro trimestre de 2017/18 (exercício termina a 31 de outubro). O volume de negócios aumentou 28% e o lucro por ação cresceu 58%, para 1,06 dólares, excluindo um custo excecional de 0,94 dólares relativo à reforma tributária nos EUA. As perspetivas para o trimestre atual estão em linha com o aumento esperado de 26% e 44%, respetivamente. A dinâmica continua a ser favorável para a empresa, cujos equipamentos têm muita procura por parte dos fabricantes de semicondutores.
Num setor cada vez mais competitivo, o grupo deve permanecer na vanguarda da tecnologia, aproveitando ao máximo as atraentes perspetivas de crescimento disponíveis (automação, objetos conectados, automóveis autónomos...). Sólida financeiramente e confiante para os próximos anos, a Applied alocará 6 mil milhões de dólares adicionais para a compra de ações próprias (equivalente a 11% da sua atual capitalização bolsista). Além disso, depois de vários anos de estabilidade, duplicará o dividendo trimestral, para 0,2 dólares.
Um sinal positivo para os acionistas, apesar do seu rendimento permanecer abaixo dos 1,5% brutos. Subimos as estimativas de lucros por ação para 4,23 dólares em 2017/18 e 4,7 dólares em 2018/19.
Cotação à data da análise: 55,03 dólares