No último dia útil de 2017, a Navigator comunicou a venda do seu negócio de pellets (combustível granulado à base de madeira) por um valor referido como “atrativo” pela empresa mas que contudo não foi ainda revelado. Manter.
A decisão não é surpreendente — como havíamos destacado nos resultados semestrais — o negócio enfrentava um arranque difícil devido à queda dos preços dos combustíveis. A fábrica, no estado americano da Carolina do Sul representou um investimento total de 116,5 milhões de dólares.
Supondo que o valor foi efetivamente compensador (dificilmente terá sido vendida a mau preço, pois a Navigator não tinha nenhuma pressão para vender), consideramos positiva esta venda de um negócio que tinha poucas sinergias com o negócio de papel da Navigator e cujo contributo para os resultados do grupo era praticamente nulo.
Dado que a Navigator já tinha programado o financiamento dos atuais investimentos em curso, na ausência de um novo investimento anunciado a curto prazo é possível que a empresa aumente o dividendo a distribuir em 2018. A empresa espera que a venda seja concluída durante o 1.º semestre de 2018.
Estaremos atentos e voltaremos assim que haja novos desenvolvimentos. Mantenha o título em carteira.
Cotação à data da análise: 4,37 euros