O grupo apresentou bons resultados no terceiro trimestre, com vendas estáveis e o lucro por ação a subir ligeiramente em base comparável. Após 22 trimestres consecutivos de queda, a IBM registou vendas a crescer cerca de 1% no último trimestre.
Uma inversão da tendência sustentável?
A gestão mostra-se confiante e confirma todos os seus objetivos para 2017. Mais a longo prazo, prevê-se um aumento anual de 0 a 5% do volume de negócios e entre 5% e 10% do lucro por ação.
Produtos e serviços ligados à cloud, à mobilidade, à análise de dados e à segurança, "iniciativas estratégicas" em que a IBM investiu muito nos últimos anos, continuam a crescer a 2 dígitos (+ 11% no 3º trimestre) e representam agora 46% do volume de negócios do grupo (27% há 3 anos atrás). Isso compensa o declínio nas atividades históricas da IBM. Uma nova dinâmica nas vendas que, em 2018, trará uma melhoria na rentabilidade, após 3 anos de declínio.
O perfil mais atrativo da IBM poderá atrair investidores novamente, pois a ação continua barata, apesar da subida da cotação, e oferece um bom dividendo (rendimento de quase 4% brutos) que aumenta anualmente, graças a uma sólida situação financeira.
Mantemos a previsão de lucros por ação de 12 dólares em 2017 e 12,8 dólares em 2018. Comprar.
Cotação à data da análise: 159,55 dólares