A Eli Lilly definiu como meta tomar uma decisão sobre a Saúde animal até meados de 2018. A atividade produziu 15% das vendas em 2016, mas está em dificuldades devido ao aumento da concorrência.
Nos Medicamento com receita médica, a concorrência dos genéricos está também a intensificar-se, com o expirar das patentes do anticoagulante Effient e do Strattera (défice de atenção). E em breve será a vez do Cialis (disfunção erétil).
Razões para o laboratório continuar a reduzir os custos, suprimindo 8% dos postos de trabalho para conseguir poupanças anuais de aproximadamente 0,48 dólares por ação (antes de impostos).
Além disso, dois locais de produção e um de pesquisa serão encerrados. Custos não recorrentes, relacionados com esta restruturação, pesaram sobre o lucro do 3º trimestre (-27%).
Excluindo estes custos, os resultados superaram as expectativas graças às vendas de novos produtos (+13,7%). Para reduzir os custos de pesquisa e desenvolvimento, o laboratório vai focar-se em 7 projetos prioritários, com outros 3 dependentes dos resultados clínicos.
Entre as prioridades está o Abemaciclib, perto de ser homologado nos Estados Unidos.
Mantemos as nossas estimativas de lucro por ação em 1,8 dólares para 2017, e 3,9 dólares para 2018. Manter.
Cotação à data da análise: 83,86 dólares