O futuro da participação de 15% detidos pelo governo alemão na capital do banco Commerzbank levanta questões. O BNP Paribas é mencionado como possível candidato para comprar esta participação, caso a mesma seja colocada à venda.
Por enquanto, somos céticos quanto ao valor dessa operação. O Commerzbank tem uma baixa rentabilidade e não consegue aumentar as receitas. A gestão do BNP Paribas também tem o plano de crescimento das atividades do grupo que exige toda a sua atenção.
A operação, no entanto, permitiria ao banco francês entrar num novo mercado bancário de retalho (além de França, Bélgica e Itália) e expandir a carteira de clientes industriais. Já presente na Alemanha, Itália, a italiana UniCredit também é citada como mais uma candidata para a compra de 15% do banco alemão.
A recente publicação dos resultados semestrais permitiu ao BNP Paribas revelar um balanço sólido, um bom nível de rentabilidade, apesar dos custos de restruturação mas beneficiando também do progresso nas poupanças de custos.
Com base nos bons resultados do primeiro semestre, o BNP Paribas consegue aumentar o dividendo para 3 euros brutos, um rendimento de 4,4%. Um bom nível e que justifica manter a ação em carteira. Mantenha.
Cotação à data da análise: 68,51 euros