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de segunda a sexta-feira das 9h às 18hA Toys ‘R’ Us pediu, recentemente, proteção contra credores ao apresentar o “Chapter 11 bankruptcy protection” no tribunal federal, que em Portugal se equivale ao PER – Processo Especial de Revitalização, o plano que permite que uma empresa que se encontre em situação económica difícil ou em situação de insolvência iminente possa estabelecer negociações com os respetivos credores.
A Toys ‘R’ Us terá sido a maior loja de brinquedos do mundo, a empresa norte-americana começou em 1948 na cidade de Washington com George Lazarus que, aos 25 anos, converteu a pequena loja de bicicletas do seu pai numa loja de berços e carrinhos de bebé. Ao fim de dez anos, o empreendedor decidiu adotar o modelo supermercado na loja, o que permitia aos clientes satisfazer a sua curiosidade dando-lhes a possibilidade de experimentarem os brinquedos.
Em 1958, nos Estados Unidos vivia-se a época do baby boom (aumento da natalidade após a II Guerra Mundial), o sucesso foi tão grande que logo se tornou no local preferido para as crianças e para as compras dos papás. Nos anos 1980, a Toys ‘R’ Us chega ao mercado asiático, com a abertura de lojas em Singapura e no Japão.
Em 2005, um consórcio de investidores constituído pela Bain Capital Partners LLC, a Kohlberg Kravis Roberts & Co. (KKR) e a Vornado Realty Trust (NYSE:VNO), adquiriu a totalidade das ações da empresa por 6,6 mil milhões de dólares. Em 2010, tentaram entrar em bolsa mas tal não aconteceu por alegadas “condições desfavoráveis de acesso aos mercados ”.
Nos últimos anos a empresa de brinquedos dominou o mercado arrebatando os seus concorrentes mais diretos como a FAO Schwarz e a KB Toys. Contudo, as vendas não conseguiram acompanhar a competição feroz proveniente de gigantes do retalho online como a Amazon e Wal-Mart. No último trimestre as vendas caíram 4,1% traduzindo-se numa perda de 164 milhões de dólares.
Toys ‘R’ Us “negligenciou a web”, ou seja, não só levou tempo a reagir ao mercado online como anulou um acordo que permitia à gigante dos brinquedos comercializar o seu produto através da plataforma online de outro gigante, a Amazon. A Toys ‘R’ Us decidia arrancar com o seu próprio website e vender os seus produtos sem a intermediação da Amazon, mas, a estratégia de entrar no mercado online viria a ser adotada tarde demais.
Pelo lado da concorrência, as vendas de brinquedos da Amazon aumentaram em 4 mil milhões de dólares, em 2016, enquanto as receitas da Toys ‘R’ Us caíram. A empresa não reporta lucros desde 2013.
Atualmente, a gigante dos brinquedos acumula um total de mil milhões de dólares em ativos e dívidas. Com este processo de proteção contra falência, a empresa espera restruturar as finanças parando com as encomendas aos fornecedores e mantendo as lojas abertas até ao período do Natal, época em que o grupo consegue maximizar as vendas. O processo refere-se apenas às lojas nos EUA e no Canadá. Portugal, e as restantes lojas espalhadas pelo mundo, não serão afetadas.
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