A ACS espera ganhar o controlo da concessionária Abertis. Apesar da melhoria na situação financeira, acreditamos se tratar de uma aquisição muito grande para a empresa de construção e tememos que ele acabe por pesar demasiado na fatura. Daí a nossa mudança de conselho. Venda.
Os resultados semestrais da ACS mostram uma melhoria notável na atividade da empresa construtora (vendas: + 15,5%, resultados brutos: + 24,9%) graças ao rumo positivo da construção civil na Austrália e à estabilidade do mercado norte-americano (44% das receitas totais do grupo).
Assim, o lucro cresceu 7,2% no primeiro semestre para 1,32 euros por ação. A situação atual passa pelo desejo da construtora em voltar a entrar no capital da Abertis.
Para que tal aconteça, a ACS deve melhorar as condições apresentadas pela italiana Atlantia na sua oferta pública de aquisição sobre a Abertis.
Se este projeto for avante a questão-chave será o preço a pagar e a forma como a eventual compra será financiada (o valor bolsista da Abertis excede o da ACS apesar da grande dívida que possui).
Embora as finanças da ACS tenham melhorado de forma significativa, pode precisar da ajuda de outros parceiros neste processo afim de poder aumentar o capital de modo a que diluísse os resultados a construtora.
Se você tem ações da ACS e não quer assumir riscos adicionais, venda suas ações até que este assunto esteja esclarecido.
Por prudência, também mudamos nosso conselho para vender.