21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hNOS
PTZON0AM0006
Os resultados semestrais foram bons, com o lucro a subir um pouco mais do que o esperado. A compra da Media Capital pela Altice pode fragilizar a posição competitiva da NOS, que continua correta.
A NOS obteve lucros de 0,14 euros por ação no primeiro semestre do ano, mais 41% face a igual período de 2016 e um pouco acima das expectativas. Na base desta subida está sobretudo uma forte melhoria dos resultados financeiros por força do aumento dos resultados das empresas participadas, nomeadamente a angolana ZAP e a Sportv, e da menor estimativa para impostos.
A nível operacional, o desempenho também foi positivo, com as receitas a aumentarem 3,5% graças ao crescimento de todas as áreas: telecomunicações (95% do total), audiovisuais e exibição cinematográfica. Nas telecomunicações, o número de serviços subscritos subiu 5,8% e a receita média por cliente cresceu 2,3%. Ainda assim, o lucro operacional caiu 1,1% devido à subida das amortizações resultante do investimento em ativos de rede e custos de aquisição de clientes.
Tem-se especulado que a recente compra da Media Capital pela Altice poderá levar a NOS a fazer o mesmo, adquirindo um grupo de media (Impresa...). Apesar de não nos parecer a hipótese mais provável, é preciso ver como reagirá a NOS. A distribuição de conteúdos, neste caso da TVI, continuará a ser feita por todas as operadoras, mas não deixa de ser uma ameaça competitiva para a NOS, a Media Capital (produtora de conteúdos) ser detida por um concorrente, a MEO.
Subimos um pouco a previsão de lucros por ação de 0,22 para 0,23 euros em 2017, mas não alteramos a de 2018 que permanece em 0,24 euros. Pode manter.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever