A BMW continua a mostrar-se confiante para 2017, após a publicação de resultados trimestrais sólidos. O construtor alemão de veículos premium registou, no segundo trimestre, uma progressão das vendas (+5%) e do lucro operacional (+8%). Um bom desempenho, se levarmos em conta que se encontra a lançar novos modelos (incluindo da Série 5), o que implica custos.
O grupo bávaro persiste também nos seus esforços na área dos veículos elétricos e entregou, no primeiro semestre de 2017, quase 43 mil veículos, um aumento de 80% em apenas um ano. A BMW está bem posicionada para atingir o objetivo de vender 3 milhões de veículos em 2020 (contra 2,4 milhões em 2016). O desconto atual do título em bolsa (rendimento bruto do dividendo superior a 4%) parece exagerado. Compre esta ação com potencial.
Por seu turno, a construtora alemã Daimler apresentou resultados trimestrais em linha com as expectativas, mas melhorou as perspetivas para os segmentos de pesados e ligeiros de mercadorias. Espera agora que o lucro operacional de ambos os negócios atinja o mesmo nível do ano anterior em vez de um ligeiro recuo.
Ainda assim, este dado positivo é ofuscado pelo escândalo do diesel e das suspeitas de cartel (em conjunto com a Volkswagen e a BMW). Neste contexto, a chamada à oficina de 3 milhões de veículos diesel, a fim de reduzir emissões poluentes, vai pesar nas contas do grupo no terceiro trimestre. Não revemos as nossas estimativas de lucro por ação. Mantenha.