21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hadidas Group
DE000A1EWWW0
Sob o impulso de uma nova administração desde outubro de 2016 e, apesar de uma atitude inicial bastante cautelosa, a Adidas tem vindo a acumular bons resultados. No segundo trimestre de 2017, o volume de negócios (excluindo efeitos cambiais) cresceu 19% e o lucro por ação (excluindo atividades descontinuadas) subiu 14,4%.
Além da melhoria na atividade registada na China (+27,7% de vendas a câmbios constantes), é principalmente na América do Norte e no segmento de vendas online que o grupo marca pontos. Na América do Norte (+25,8% de vendas), onde está a investir fortemente e mais pode ganhar (volume de vendas e rentabilidade) considerando o atraso para o líder mundial, a Nike, o grupo está a crescer mais rápido do que o mercado, recorrendo a uma mistura de inovação e nostalgia por produtos “retro”.
Da Reebok surgem alguns sinais positivos quanto ao objetivo de recuperar a rentabilidade nos próximos quatro anos. Quanto às vendas online, o aumento global foi de 66% no segundo trimestre (quase 80% na América do Norte). A administração mantém a ambição de quadruplicar o volume de negócios neste segmento altamente rentável entre 2016 e 2020.
No geral, apesar do fraco desempenho da atividade na Rússia (mercado pouco estratégico), a Adidas aumentou as suas previsões de crescimento e rentabilidade para 2017. Pela nossa parte também revemos ligeiramente em alta as estimativas de lucros por ação de 5,85 euros para 6 euros em 2017, dadas as perdas acima do previsto com as atividades em descontinuação (golfe). Para 2018, subimos a previsão de lucros de 7 euros para 8,7 euros.
A forte progressão da cotação nos últimos trimestres mais do que reflete a ambição da nova administração e os resultados já conseguidos. Ao nível atual, a cotação assume um desempenho perfeito do grupo até 2020 e em linha com o seu ambicioso plano. Contudo, é mais provável que surja alguma deceção, sobretudo nos Estados Unidos, uma vez que a Nike vai responder de forma mais vigorosa à ameaça. A ação está muita cara: venda.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever