A Sainsbury atravessa um período difícil, com as margens sob pressão, embora o grupo de distribuição britânico tenha feito boas escolhas: primazia às lojas de proximidade, estímulo às vendas pela Internet através da aquisição da Argos.
E, ao contrário de alguns concorrentes, preserva parte do seu mercado, apesar da proliferação das lojas de desconto. Mas agora que pôs de parte as gamas mais altas, o grupo deverá reduzir os seus preços para enfrentar a concorrência.
Além disso, o Brexit com o recuo da libra esterlina e a saída do mercado livre que este provoca deverão fazer subir os preços dos produtos importados, agora que o consumidor britânico vê o seu poder de compra diminuir, deverá comprar menos ou começar a optar por produtos mais baratos.
O facto de a Sainsbury ser apenas ativa no mercado britânico gera-nos alguma inquietação. Assim, e apesar das recentes vendas trimestrais terem sido melhores do que o previsto, alterámos o nosso conselho: venda.
Cotação à data de análise: 248,20 pence