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de segunda a sexta-feira das 9h às 18hBarclays Bank
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A decisão é um passo na direção certa para a estratégia de reorientação, mas a capacidade do grupo para voltar ao caminho do crescimento continua a levantar dúvidas.
Embora realizada mais rapidamente do que o previsto, a venda de parte da participação no Barclays Africa (banca de retalho) já era esperada e, portanto, não teve impacto sobre a cotação do Barclays. No entanto, é um passo importante na estratégia do grupo.
Por um lado, com a venda de 34% do capital da sua subsidiária, o Barclays dá mais um passo na estratégia de se concentrar no retalho no Reino Unido e na banca de investimento. A crise financeira e as pressões regulatórias obrigaram a por fim às ambições em termos de banca de retalho a nível mundial, que deixaria de ser rentável.
Por outro lado, a operação permite aumentar o rácio de solvabilidade (indicador de solidez dos bancos) que era 12,5% no primeiro trimestre e que permanece abaixo do nível dos seus concorrentes, tais como Lloyds Banking (14, 3%) e o RBS (14,1%). A operação representa um custo significativo (cerca de 6 pence por ação) e que será contabilizado no segundo trimestre deste ano.
O Barclays está prestes a concluir a estratégia de recentragem. A partir de agora tem que demonstrar que pode, finalmente, crescer. Os resultados do primeiro trimestre ainda não convenceram. Esperamos lucros por ação de 11 pence e 18 pence, para 2017 e 2018, respetivamente.
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