No âmbito da OPA, o grupo italiano Atlantia oferece 16,5 euros por ação da Abertis. Um montante insuficiente face ao valor da empresa espanhola: não aceite a proposta.
O grupo italiano de infraestruturas Atlantia lançou uma oferta de aquisição (OPA) sobre a Abertis. A Atlantia oferece 16,5 euros por ação, sendo que o acionista da Abertis pode optar por receber essa quantia em dinheiro ou em novas ações especiais da Atlantia (só serão cotadas em 2019).
A OPA terá de ser autorizada pela CMVM espanhola e superar vários procedimentos administrativos que podem prolongar a operação por alguns meses. Para ter sucesso, a oferta tem também de ser aceite por mais de 50% do capital da Abertis e, pelo menos 10,1% das ações da Abertis, devem ser trocados pelas novas ações especiais da Atlantia.
A oferta de 16,5 euros por ação parece insuficiente. À cotação atual, a Abertis merece a nossa recomendação de compra, não com intuito especulativo sobre a OPA, que poderá até fracassar, mas porque está barata e é um bom investimento a longo prazo.
Assim, como acionista da Abertis não deverá aceitar a oferta. Mesmo que, no futuro, a Atlantia lance outra operação para retirar a Abertis de bolsa, não é motivo de preocupação. Se não aceitar a primeira oferta, poderá fazê-lo na segunda com a certeza de que Atlantia pagará, pelo menos, o preço da primeira oferta. Até lá, beneficiará do bom dividendo da Abertis.