21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18hEuronav
BE0003816338
O excesso de oferta de navios vai reduzir ainda mais a rentabilidade. 2017 e 2018 serão anos de vacas magras, e o dividendo, infelizmente, deve ser reduzido. Não compre mais.
Para a Euronav, os próximos trimestres serão mais difíceis que o previsto. No primeiro trimestre, as tarifas de transporte de petróleo foram, em média, metade dos valores que se verificavam um ano antes, e estão abaixo do ponto de equilíbrio financeiro.
A transportadora marítima belga foi ainda assim capaz de apresentar lucros (0,21 euros por ação, -68% face ao período homólogo), mas foi graças aos contratos previamente concluídos para os seus navios de grande porte (capacidade até 2 milhões de barris, e que representam cerca de ¾ da frota).
Não foi a procura fraca que provocou esta queda porque há novas rotas para o óleo de xisto americano e procura chinesa continua forte, mas o excesso de navios no mercado. E as encomendas atuais de novos navios aos estaleiros representam aproximadamente 14% da frota mundial atual. Com o grosso das novas embarcações a chegar ao mercado em 2017 e 2018, é pouco provável que o preço dos fretes recupere antes do final de 2018.
A retoma poderá desenrolar-se rapidamente (algumas encomendas serão ainda entregues, mas em número limitado), até lá, os lucros e os dividendos serão anémicos e devem impedir uma recuperação significativa da cotação, ainda que o preço dos navios esteja finalmente a estabilizar. Alteramos o conselho de comprar para manter.
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever