As construturas PSA e GM anunciaram um acordo para tendo em vista a aquisição da Opel, filial europeia da GM, pelo grupo francês. Esta operação permitirá que a PSA se torne o segundo maior fabricante automóvel europeu, com uma quota de mercado de 17%. O preço da transação ascende a 2,2 mil milhões de euros e tem dois componentes: 1,3 mil milhões de euros para o negócio automóvel e o remanescente para o setor financeiro. Não é um preço elevado por um grupo que tem vendas anuais de quase 18 mil milhões de euros.
No entanto a aquisição não é menos ousada, tendo em conta que a Opel não distribui lucros desde 1999. Num primeiro momento, a operação irá, assim, diluir a rentabilidade da PSA que prevê que a Opel lhe proporcione uma margem operacional de 2% em 2020. Mas antes de atingir o seu ponto de equilíbrio, a PSA irá enfrentar alguma resistência política e dos sindicatos, que poderá atrasar a restruturação da Opel. Mantenha.