A seguradora Generali comunicou resultados positivos em 2016. O lucro foi de 1,33 euros por ação, superando os 1,30 euros obtidos em 2015. Ainda que seja um valor marginal, a verdade é que foi o melhor resultado dos últimos nove anos. Para torná-lo ainda mais positivo é o facto de ter superado as expectativas do mercado e as nossas estimativas que antecipavam um resultado de 1,25 euros por ação. A seguradora tem conseguido melhorar a rentabilidade, o que ajudará a suportar as contas no futuro.
No entanto, as contas de 2016 não estão isentas de algumas nuvens: o volume de atividade diminuiu. Outra incerteza são as operações extraordinárias. Depois do insucesso da operação Intesa, no início de 2017, não vislumbramos a existência de possíveis operações extraordinárias à vista. Mas esse status quo poderá mudar rapidamente, especialmente se a situação económica em Itália melhorar.
A nossa estimativa de lucros para 2017 e 2018 são de 1,34 euros por ação, em ambos os anos. A Generali continua atrativa para investir a longo prazo.
Cotação à data de análise: 14,33 euros