A EDP lançou uma OPA sobre a EDP Renováveis (EDPR) a 6,80 euros por ação. Apesar de o preço não ser muito atrativo, o risco da EDPR sair de bolsa é elevado. Contudo, por enquanto, mantenha o título.
A EDP, que já detém 77,5% da EDPR, vai lançar uma OPA sobre os restantes 22,5% do capital a 6,80 euros por ação, pagos em dinheiro. A oferta não está condicionada à obtenção de uma percentagem mínima de aceitação mas, caso atinja 90% do capital, a EDP deverá retirar a sua subsidiária de bolsa.
O valor oferecido representa um prémio de 8,5% face à cotação de fecho do dia anterior e de 10,5% face à cotação média ponderada dos últimos 6 meses. Recorde-se que a EDPR foi introduzida em bolsa em junho de 2008 a 8 euros, pelo que o preço oferecido é 15% inferior a esse valor. O calendário da OPA não é conhecido mas a EDP prevê que esta só esteja concluída no final do segundo trimestre ou início do terceiro.
Consideramos que o preço não é muito atrativo para os acionistas da EDPR. Por um lado, a 6,80 euros, a ação está correta. Por outro, o prémio oferecido não é elevado e a oferta surge numa altura em que a cotação da EDPR foi penalizada pelos receios de uma redução dos incentivos às energias renováveis nos EUA.
Contudo, parece-nos pouco provável que o preço seja revisto em alta, apesar de a cotação já superar um pouco os 6,80 euros. Em contrapartida, o risco de o título sair de bolsa é elevado.
Dado que a cotação está suportada pelo preço oferecido e precavendo a hipótese de haver mais novidades, por agora, não alteramos o conselho de manter.
A oferta da EDP a 6,80 euros por ação levou a cotação a anular grande parte do declínio originado pelo receio de redução dos incentivos às renováveis nos EUA. Por agora, pode manter.
Voltaremos em breve ao assunto, logo que haja novos desenvolvimentos.