- Investimentos
- Ações
- Como o Snapchat pode fazer o seu dinheiro desaparecer
Como o Snapchat pode fazer o seu dinheiro desaparecer
Há 5 anos - 2 de março de 2017A Snap Inc., dona da popular aplicação Snapchat, vai entrar na bolsa. Após uma oferta pública de venda que não esteve disponível para investidores europeus, as ações vão começar a cotar esta quinta-feira.
A app Snapchat popularizou-se por permitir aos utilizadores enviar imagens e vídeos que desaparecem após alguns segundos. Ironicamente, pode ser uma metáfora para o dinheiro dos seus investidores, a longo prazo.
Nunca teve lucros, nem terá tão cedo
Do prospeto que acompanhou a entrada em bolsa do Snapchat destacamos dois aspetos:
· A empresa Snapchat regista elevadas perdas desde a sua criação. Estas até aumentaram em 2016 em comparação com 2015 e o grupo alerta os acionistas que não será rentável nos próximos anos. Entrar em bolsa mesmo sem gerar lucros até é habitual para uma empresa que se apresenta num estágio inicial, mas há problemas quando não se torna rentável num prazo razoável, nomeadamente através do crescimento das receitas. Este é o maior risco do Snapchat.
· No quarto trimestre de 2016, o grupo teve um abrandamento no crescimento do número de utilizadores: 158 milhões contra 153 milhões no terceiro trimestre. Uma desaceleração que pode estar relacionada com os esforços do Facebook para expandir os serviços de fotos e vídeos através do Instagram. Uma forte concorrência que pode restringir a capacidade do Snapchat em atrair receitas publicitárias. Se o Facebook tem conseguido diversificar as atividades para atrair publicidade sem comprometer o modelo de negócio, outros como o Twitter têm falhado, para desespero dos acionistas.
Ações sem direito de voto
Numa decisão polémica e invulgar, as ações que foram oferecidas (classe A) não têm direitos de voto, reservando todo o poder de decisão para os dois fundadores da empresa – mesmo que venham a abandonar o cargo. Consideramos esta característica profundamente negativa em termos de corporate governance, e é mais um motivo para rejeitar as ações desta empresa.
Conselho: não compre
A cotação inicial de 17 dólares é muito generosa para o Snapchat, uma empresa cujas perspetivas de crescimento são questionadas pela própria administração. A essa cotação, o grupo está a ser valorizado em cerca de 60 vezes o seu volume de negócios contra 14 para o Facebook e 7 para o Google, empresas rentáveis. Além disso, historicamente, foram poucas as ofertas públicas de empresas tecnológicas que se revelaram uma boa aposta para os investidores. A este nível de cotação, fique afastado das ações do Snapchat.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.