A Abertis ganhou a primeira batalha ao Governo e abre caminho para cobrar uma indemnização milionária. Boas notícias para a empresa que continua a apostar no crescimento além-fronteiras. Ação barata.
Os tribunais deram razão à concessionária espanhola no litígio apresentado ao Ministério de Obras Públicas sobre a compensação pela queda de tráfego na sequência da ampliação da auto-estrada espanhola AP-7.
Ainda que a sentença não seja definitiva, uma vez que o Governo irá recorrer, trata-se de uma excelente notícia para a Abertis que, a confirmar-se, poderá receber uma compensação milionária (no final do ano passado esta equivalia a 1,5 euros por ação…e subindo). Trata-se de algo de grande importância que pode marcar a evolução da concessão até ao seu final em 2021 e alterar as intenções iniciais do ministério de a recuperar.
Entretanto, a empresa continua a crescer além-fronteiras (está presente na América Latina e recentemente na Índia; as auto-estradas espanholas representam já menos de 27% das receitas do grupo), apostando em economias mais estáveis (França, Itália) mas sem descuidar ao mesmo tempo a sua solidez financeira.
Os números de melhoria do tráfego confirmam-se e o regresso da inflação (as suas receitas crescem ligadas à subida dos preços) melhoram as suas perspetivas. A ação está barata e alteramos o nosso conselho de manter para comprar.